top of page

2015

TREMA! Festival de Teatro de Grupo do Recife

Entre os dias 08 e 12 de abril, Recife recebeu a 3ª edição do Trema! Festival de Teatro de Grupo do Recife. O evento contou com a presença de cinco grupos que realiza pesquisa continuada de linguagem nas artes cênicas. 

 

Diante das dificuldades financeiras para realizar mais uma edição, o festival trouxe como lema principal “Ocupar e Resistir”, realizando uma justa homenagem ao movimento Ocupe Estelita, além de refletir sobre a necessidade de ocupação e resistência do próprio teatro na cidade do Recife.

Vivíamos tempos sombrios, nos quais o teatro não vinha recebendo o devido cuidado que merecia. A gestão pública estava caótica. Os artistas eram desrespeitados a cada dia. Só nos restava resistir e ocupar cada vez mais o espaço que nos era de direito. Conjuntamente com o festival, entrou em ação a Trema! Plataforma de Teatro, que visava congregar ações em torno do teatro de grupo no país, em suas diferentes possibilidades de atuação: publicação, registro, ocupação de espaços e produção. Ainda naquele ano, a plataforma lançou seis edições da Trema – Revista de Teatro de Grupo, ação pioneira no estado que contou com incentivo do Funcultura.

Esta edição foi dedicada ao movimento Ocupe Estelita e a todos os outros movimentos de resistência por uma cidade melhor e mais justa.

MUDA A LÍNGUA, MUDA O TEXTO, MUDA A CENA. TREMA!

*** texto adaptado do programa do festival

ESPETÁCULOS: Protocolo | Mala Voadora - Portugal, Diafragma: dispositivo versão beta | Coletivo Mazdita - Argentina/Brasil, BR Trans | As Travestidas - CE, Luiz Lua Gonzaga | Grupo Magiluth/PE e Viúva, porém honesta | Grupo Magiluth/PE.

PERFOMANCES: Contato Sonoro | Coletivo Mazdita/Argentina-Brasil e O Tempo como construtor de espaço | Coletivo Mazdita/Argentina-Brasil.

Cartaz-Trema-2015-fechado-pra-web.png
bottom of page